terça-feira, 29 de maio de 2007

2º BIMESTRE: CINQUECENTO NAS ARTES


O CINQUECENTO é a fase áurea do Renascimento e, o período mais famoso da arte italiana com nomes como Leonardo Da Vince, Michelangelo, Rafael e Ticiano. Com a mudança do eixo econômico do Mediterrâneo para o Atlântico, os conflitos armados e a Contra-Reforma, fizeram com que os investimentos em arte diminuíssem e a pesquisa científica se tornasse uma atividade perigosa, como bem podemos tirar pelos casos de Galileu Galilei e Giordano Bruno.

1. Leonardo da Vince: ativo tanto nas artes, quanto nas ciências, é um dos grandes nomes de todo o Renascimento.


2. Rafael Sanzio: Conhecido por seus traços suaves, era filho de um poeta e pintor. Aos 17 anos já era considerado mestre. Trabalhou para os papas Júlio II e Leão X.


3. Ticiano: Mestre veneziano, sua arte é marcada pela diversidade, pintava retratos, apisagens, se interessava por personagens da mitologia greco-romana e antecipou algumas características do estilo Barroco que viria a seguir.



4. Michelangelo: Considerado um dos maiores artistas da arte Ocidental, foi responsável pelos afrescos da Capela Sistina e por esculturas como a Pietá e David. Também esteve à serviço de Júlio II.

Nenhum comentário: