segunda-feira, 14 de maio de 2007

2º BIMESTRE: TRECENTO e QUATTROCENTO nas ARTES


O TRECENTO é a primeira fase do Renascimento italiano e equivale ao nosso século XIV. Um dos grandes centros da arte e arquitetura renascentista neste período foi a cidade de Florença. O QUATTROCENTO é a segunda fase do Renascimento italiano e equivale ao nosso século XV.

1. Giotto: que traz para a pintura noções presentes na escultura, como luz, sombra e volume. É o grande representante do Trecento italiano. Sua arte é considerada ainda medieval.


2. Brunelleschi: maior arquiteto do Renascimento, ao tentar imitar os romanos cria um estilo completamente novo.


3. Donatello: escultor que liberta as figuras do seu contato obrigatório com a parede da catedral e dos palácios, dando-lhe independência.



4. Masaccio: o primeiro a usar a perspectiva na pintura, sendo muito influenciado pelo trabalho arquitetônico de Brunelleschi.



4. Botticelli: valoriza os motivos pagãos e criou obras de beleza incomparável como o Nascimento de Vênus.


5. Da Vinci: artista polivalente, pintor, anatomista, interessado por máquinas, começa a sua produção no Quattrocento e é um dos expoentes maiores do Renascimento.

Um comentário:

Helena disse...

Professora, gostaria de pedir que se fosse possível, a senhora colocasse os 5 tipos de VI de renascimento para que possamos tê-las como objeto de estudo.

obrigada