terça-feira, 29 de maio de 2007

2º BIMESTRE: RENASCIMENTO EM OUTROS PAÍSES


O Renascimento pode ser percebido nas artes em outras regiões da Europa além da Itália. São pintores significativos:

1. Alemanha: Dürer e Holbein.

Thomas Morus de HolbeinJane Seymour de HolbeinDürerDürer

2. Espanha: El Greco



3. Países Baixos: Brueghel, Bosch e os Irmãos Van Eyck.

Van EyckVan EyckBoschBoschBreghelBrueghel

2º BIMESTRE: CINQUECENTO NAS ARTES


O CINQUECENTO é a fase áurea do Renascimento e, o período mais famoso da arte italiana com nomes como Leonardo Da Vince, Michelangelo, Rafael e Ticiano. Com a mudança do eixo econômico do Mediterrâneo para o Atlântico, os conflitos armados e a Contra-Reforma, fizeram com que os investimentos em arte diminuíssem e a pesquisa científica se tornasse uma atividade perigosa, como bem podemos tirar pelos casos de Galileu Galilei e Giordano Bruno.

1. Leonardo da Vince: ativo tanto nas artes, quanto nas ciências, é um dos grandes nomes de todo o Renascimento.


2. Rafael Sanzio: Conhecido por seus traços suaves, era filho de um poeta e pintor. Aos 17 anos já era considerado mestre. Trabalhou para os papas Júlio II e Leão X.


3. Ticiano: Mestre veneziano, sua arte é marcada pela diversidade, pintava retratos, apisagens, se interessava por personagens da mitologia greco-romana e antecipou algumas características do estilo Barroco que viria a seguir.



4. Michelangelo: Considerado um dos maiores artistas da arte Ocidental, foi responsável pelos afrescos da Capela Sistina e por esculturas como a Pietá e David. Também esteve à serviço de Júlio II.

segunda-feira, 14 de maio de 2007

2º BIMESTRE: TRECENTO e QUATTROCENTO nas ARTES


O TRECENTO é a primeira fase do Renascimento italiano e equivale ao nosso século XIV. Um dos grandes centros da arte e arquitetura renascentista neste período foi a cidade de Florença. O QUATTROCENTO é a segunda fase do Renascimento italiano e equivale ao nosso século XV.

1. Giotto: que traz para a pintura noções presentes na escultura, como luz, sombra e volume. É o grande representante do Trecento italiano. Sua arte é considerada ainda medieval.


2. Brunelleschi: maior arquiteto do Renascimento, ao tentar imitar os romanos cria um estilo completamente novo.


3. Donatello: escultor que liberta as figuras do seu contato obrigatório com a parede da catedral e dos palácios, dando-lhe independência.



4. Masaccio: o primeiro a usar a perspectiva na pintura, sendo muito influenciado pelo trabalho arquitetônico de Brunelleschi.



4. Botticelli: valoriza os motivos pagãos e criou obras de beleza incomparável como o Nascimento de Vênus.


5. Da Vinci: artista polivalente, pintor, anatomista, interessado por máquinas, começa a sua produção no Quattrocento e é um dos expoentes maiores do Renascimento.